domingo, 8 de maio de 2011

Psicopatia (Análise do filme Instinto Secreto)


          A Psicopatia é caracterizada pela falta de empatia para com os outros e pela falta de aceitação das regras sociais. A baixa tolerância a frustração é a característica mais marcante de um psicopata. Eles se destaca por sua conduta, trazendo consigo uma história de comportamento anti-social que é exacerbada consideravelmente após os 15 anos de idade. Para eles não existe diferença entre o que é certo ou errado, mas suas escolhas são feitas para que haja uma satisfação imediata em seu "eu". Uma satisfação equivalente a um prazer orgástico.
           O filme Instinto Secreto apresenta como protagonista um psicopata grave, que se esconde por trás de uma máscara de empresário acima de qualquer suspeita. Seus crimes não tem nenhum estímulo aparente que o "justificasse", nem é preciso que haja vínculo algum com a vítima. Ele simplesmente vai à caça, como é peculiar aos psicopatas. Ainda que relutasse para não obedecer a seu instinto patológico, era por ele sucumbido e sua vontade doentia imperava.
          As cenas do filme clarificam que os psicopatas não são reconhecidos facilmente. É ilusório pensarmos que podemos identificá-los. Pois, ao contrário do que imaginamos eles não apresentam agressividade, não possuem traços rudes, nem possuem aparência de mau. Eles são verdadeiros atores e conquistam a todos com uma falsa solidariedade e empatia. Assim, conseguem esconder sua personalidade fria, calculista, dissimulada, mentirosa e inescrupulosa. Logo, somos vítima fácil desse sujeito.    
          No filme como na vida real, eles podem desejar e até sair de cena por uns dias, mas, certamente seus instintos anti-sociais vão imperar e ele voltará a atacar.

" O escorpião aproximou-se do sapo que estava à beira do rio. Como não sabia nadar, pediu uma carona para chegar à outra margem. Desconfiado, o sapo respondeu: "ora, escorpião, só se eu fosse tolo demais! Você é traiçoeiro, vai me picar, soltar o seu veneno e eu vou morrer." Mesmo assim o escorpião insistiu, com o argumento lógico de que se picasse o sapo ambos morreriam. Com promessas de que poderia ficar tranquilo, o sapo cedeu, acomodou o escorpião em suas costas e começou a nadar. Ao fim da travessia, o escorpião cravou o seu ferrão mortal no sapo e saltou ileso em terra firme. Atingido pelo veneno e já começando a afundar, o sapo desesperado quis saber o porquê de tamanha crueldade. E o escorpião respondeu friamente: - Porque essa é minha natureza

4 comentários:

  1. Gostei tia!!!
    Interessante!!!
    by:lila...***
    bju

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM. Agente custa a acreditar no que as pessoas são capazes de fazer, ninguem está livre de encontrar-se com alguém assim, então é sempre bom: cautela e prudência na escolha das pessoas que aproximam-se de nós.
    Fausto Júnior

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito!!!!!,infelismente existe muitos escorpiões a solta por ai,esconde suas garras mais seu instinto são os piores possível só pensam em si,são desumanos...

    ResponderExcluir
  4. Diagnóstico errado, Brook é perverso, pois apresenta culpa e ansiedade por seus atos, se fosse um psicopata, não apresentaria culpa ou ansiedade.

    ResponderExcluir